Padroeiro da Inglaterra















São Jorge era conhecido na Inglaterra muito antes da conquista normanda, o que leva a crer que os soldados que retornavam das cruzadas influíram bastante na disseminação de sua popularidade. O Rei Edward III colocou sob a proteção de São Jorge, a Ordem da Cavalaria Jarreteira, fundada por ele em 1330. No século XIII, a Inglaterra já celebrava o dia dedicado ao santo e, em 1348. Os ingleses acabaram por adotar São Jorge como padroeiro do país. Em 1415 a data de sua comemoração tornou-se um dos feriados mais importantes da Inglaterra, e sua festa ainda guarda toda a sua antiga solenidade.













A cruz vermelha de São Jorge no seu fundo branco, foi adotado por Ricardo Coração de Leão que o levou a Inglaterra a partir das Cruzadas, e cujos soldados usavam-lo em suas túnicas para evitar confusões no campo de batalha. É cada vez mais popular como um símbolo das tradições, ideais e virtudes. Foi a bandeira do exército britânico e insígnia da marinha mercante até 1606.













Rei Edward III fundador da Ordem
da Cavalaria Jarreteira de São Jorge.















Escudo medieval da ordem da Cavalaria Jarreteira. Ao lado, insígnia da ordem com a imagem de São Jorge.













Por considerar São Jorge o protótipo dos cavaleiros medievais, o Rei Inglês Ricardo Coração de Leão, comandante de uma das primeiras Cruzadas, constituiu São Jorge padroeiro daquelas expedições que tentavam conquistar a Terra Santa aos muçulmanos. No século 13, a Inglaterra celebrava sua festa como dia santo e de guarda e, em 1348, criou a Ordem dos Cavaleiros de São Jorge.













São Jorge foi declarado padroeiro da Inglaterra pelo Papa Bento XIV (1740 – 1758).













Em 1940, o Rei George VI do Reino Unido inaugurou a Cruz de St. George, para "atos de heroísmo ou de coragem em situações de extremo perigo. O prêmio é geralmente atribuído a civis. São Jorge matando o dragão é representado na Cruz de Prata.















St George's Day
St George's Day "Dia de São Jorge" é uma grande festa que os ingleses fazem para comemorar o dia do Padroeiro da Inglaterra.




















A lenda de St George and Dragon ganhou um novo rumo durante a Contra-Reforma. As descobertas na África, Índia e nas Américas, em áreas que os mapas já tinham mostrado ter sido habitado por dragões, apresentou novos campos para a Igreja missionária, e St George foi novamente invocado como um exemplo do perigo enfrentado e superado para o bem da da Igreja. Enquanto isso, o autor protestante, John Bunyan (1628-1688), recordou a história de Jorge eo Dragão na conta da luta entre cristãos e Apollyon em Pilgrim's Progress (1679 e 1684).

5 comentários:

  1. Ele vai me ajudar!
    salve Jorge.

    ResponderExcluir
  2. Oh! Benditos! Sempre! Santo São Jorge, Orixá Ogum, Oguns e o Meu Ogum! Sempre! Saravá! Sempre! Male! Sempre! Grato! Sempre! Axe, Axe, muito Axe!...

    ResponderExcluir