Curiosidades de São Jorge











São Jorge é o Santo Padroeiro do Corinthians, acredita-se que sua história de devoção e fidelidade à verdade Cristã até o fim de seu martírio seja a origem do termo "Fiel", popular entre os torcedores corintianos.











A Capela no Parque São Jorge foi inaugurada em 26 de Novembro de 1967, mas a idéia da sua construção surgiu em meados de 1956. No dia 23 de abril é realizada a "Festa de São Jorge", que ao longo dos anos vem ganhando um grande número de fiéis Corintianos. Na capela está uma das imagens de São Jorge talhada à mão, original do Vaticano.











Na astrologia São Jorge representa Marte e o signo de Áries.











A ligação de São Jorge com a lua é algo puramente brasileiro, com forte influência da cultura africana. Na Bahia São Jorge é Oxóssi, Orixá associado a lua. A tradição diz, que as manchas apresentadas na lua representam o milagroso Santo em seu cavalo, com sua espada pronto para defender aqueles que buscam sua ajuda.











A banda inglesa Iron Maiden fala de São Jorge na música, Flash of the Blade, no álbum Powerslave.











A banda brasileira Angra, usou a imagem de São Jorge na capa do álbum Temple of Shadows.











A banda norte americana Toto, tem no seu álbum, Hidra de 1979 a música, St George and the Dragon.











São Jorge é Padroeiro da escola de samba União da Ilha do Governador.











São Jorge é Padroeiro da escola de samba Beija-flor de Nilópolis.











São Jorge é Padroeiro da escola de samba Império Serrano.











Nos bairros de Sulacap e Vila Valqueire, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, São Jorge protege os moradores da região durante todo o ano. Um empresário local, devoto do Santo Guerreiro, ergueu uma estátua com mais de três metros de altura em pleno canteiro central da avenida.











A Organização das Nações Unidas em NY, é decorada com inumeras esculturas que foram doadas por países membros. Bom Derrotas Evil é uma escultura do Artista Zurab Tsereteli, que combina trabalho de bronze em estilo tradicional com material contemporâneo. A imagem de São Jorge, montado em um cavalo, em sua mão direita segura uma lança, com a qual está matando o dragão, que representa o "mal". O corpo do dragão é feito de um míssil americano Pershing II e um míssil SS20 soviético.











Atualmente existe uma grande variedade de produtos de moda que possuem a estampa de São Jorge, desde simples camisas a até mesmo bolsas de marcas famosas. São Jorge é Pop.











São Jorge é patrono dos Escoteiros, Soldados, Policiais, Bombeiros, Armeiros, Cavaleiros, Bicheiros, Seguranças e Serralheiros.











São Jorge protege contra o medo extremo, as tentações do mal, contra criminosos e agressões com metais, (Facas, Espadas, Adagas, Canivetes etc).











Essa belíssima imagem de São Jorge matando o dragão sobre a entrada de um shopping center que leva seu nome, no centro de Falmouth na Inglaterra. São Jorge é o Santo Padroeiro da Inglaterra. Este edifício foi construído em 1912, e era originalmente conhecido como, St George's Hall. A decoração sobre o arco é fascinante.











Selo comemorativo pelos 1700 anos de aniversário de São Jorge em Gibraltar.











São Jorge é muito venerado na Ucrânia. Ele era o santo padroeiro de Grand Kyivan, Príncipe Yaroslaw "o Sábio" (978 - 1054). Acima crianças comemoram o dia de São Jorge na Ucrânia.











As artes, também, divulgaram amplamente a imagem do Santo. Em Paris, no Museu do Louvre, há um quadro famoso de Rafael (1483-1520), intitulado "São Jorge vencedor do Dragão".











Lindo rótulo de cerveja Inglesa.











O St George Dragons é um clube da liga nacional da Austrália de Rugby . O clube ainda é representado como uma entidade autônoma, a nível júnior, com equipes representativas do distrito no Matthews Harold Cup (menores de 16 anos) e o St George Ball Cup (menores de 18 anos).











Livro do escritor Inglês Giles Morgan, que conta o que representa esse Santo Guerreiro.











Durante a primeira guerra mundial, (1914-1918) muitas medalhas de São Jorge foram cunhadas e oferecidas aos enfermeiros militares e às irmãs de caridade que se sacrificaram ao tomar conta dos feridos de guerra.











O culto a São Jorge chegou ao Brasil com os portugueses. Em 1387, Dom João I decretou a obrigatoriedade de sua imagem nas procissões de Corpus Christi.











Entre os seus mais famosos devotos, está o Rei Ricardo “Coração de Leão”, que chegou a nomear São Jorge o comandante de uma expedição cruzada.











Na Alemanha, O Imperador Frederico III, dedicou a São Jorge uma Ordem Militar.











São Gregório de Tours, (França) era conhecido por sua devoção a São Jorge.











O Rei Clóvis da França dedicou-lhe um mosteiro, e sua esposa Santa Clotide, ergueu várias igrejas e conventos em sua honra.











Pelas reformas do Papa Paulo VI, São Jorge foi rebaixado a Santo menor de terceira categoria (segundo hierarquia católica), cujo culto seria opcional nos calendários locais e não mais em caráter universal. Em 2000 o saudoso Papa João Paulo II conferiu nova relevância a São Jorge, como Santo de primeira instância da Igreja Católica.











O Cardeal D. Eugênio Sales, assim se pronunciou: "A devoção de São Jorge nos deve levar a Jesus Cristo". Pelas palavras do Cardeal sentimos a autenticidade do Culto a São Jorge.


Queridos Devotos, Esse Santo é demais! Salve Jorge!
Daniel Veiga

3 comentários:

  1. Colega, acredito que falte mais uma referência de homenagem ao grande São Jorge: Faixa "Dragonchaser" da banda alemã "AT VANCE" (http://letras.mus.br/at-vance/157120/traducao.html); a letra ressalta de forma extrema a coragem e a valentia desse grande Santo de devoção numerosa. Foi curioso porque eu só fui conhecer agora essa banda e logo comecei a curtir o metal dela, mas São Jorge já é uma inspiração há muito tempo para mim de forma que eu fiquei muito satisfeito por achar uma banda que, além de ter um som e uma interpretação muito boa do metal, ainda por cima ressaltando as qualidades de um ídolo meu de uma forma que muitos tentaram mas deveram um pouco na perda da crença verdadeira (porque falam de São Jorge como um herói realmente destemido sem se perderem fazendo referências e acabando em questionamento e desconfiança da própria capacidade do Santo como outros fizeram - mas nada contra outras referencias)

    ResponderExcluir
  2. São Jorge é o santo da minha devoção desde os tempos que era muito novo, hoje não tão novo assim ele continua sendo meu protetor e nunca me desamparou nas horas mais dificeis desta minha jornada.por isso brado:
    Salve São Jorge, Salve Jorge!!

    ResponderExcluir
  3. pessoal vamos participar da festa de São Jorge no proximo dia 23, aqui em BH vamos fazer uma grande festa.

    ResponderExcluir