O Imperador










Caio Aurélio Valério Diocleciano, O Imperador Diocleciano. Nascido em 22 de dezembro 244 d.c na costa da Dalmácia, em Salona. Diocleciano era de origem muito humilde, seu pai foi escriba de um rico senador. Aparentemente recebeu pouca educação para o cargo que exerceu, sua mulher Prisca, era cristã. Durante o seu período no exército provou ser astuto, hábil e ambicioso. Foi nomeado Duque da Mésia, uma província as margens do baixo Danúbio, tendo responsabilidades na defesa das fronteiras do império. Era um oficial prudente e metódico. Diocleciano foi bem sucedido sob o comando do novo Imperador e logo foi promovido a comandante da cavalaria da guarda pessoal imperial, posto que colocava quem o ocupava na condição virtual de candidato ao trono imperial. O Imperador Caro foi morto, este acontecimento colocou o império nas mãos dos seus jovens filhos, Numeriano e Carino. Num curto período de tempo Numeriano morreu sob circunstâncias misteriosas, seu corpo teria sido encontrado perto de Nicomédia, e Diocleciano após ter matado com suas próprias mãos o prefeito pretoriano Árrio Áper, a quem responsabilizou pelo assassinato do Imperador Numeriano, foi aclamado Imperador, apoiado pelo exército da Anatólia e reconhecido pelo senado. Em 285 d.c Carino foi morto em combate, e Diocleciano passou a controlar todo o Império Romano. Perseguidor de cristãos, reabilitou as velhas tradições, incentivando o culto dos Deuses antigos, empreendeu aquela que é conhecida por historiadores eclesiásticos como a penúltima grande perseguição do império romano contra o cristianismo, foi a era dos mártires. Muito doente, abdicou a 1 de maio de 305 d.c e viveu os últimos anos de sua vida no suntuoso palácio que mandara construir em Salona. Sua morte ocorreu em 03 de dezembro de 311 d.c.

















O cruel perseguidor de cristãos
No dia 23 de fevereiro de 303, começou a maior perseguição contra a fé Cristã, sob o comando do Imperador Diocleciano. O primeiro edital declarava que: Todas as cópias das escrituras sagradas seriam queimadas, todas as igrejas destruídas,todos os bens confiscados, e o culto Cristão proibido, e todos teriam que adorar estátuas. Sua ira aumentou quando descobriu que, sua esposa e sua filha teriam se convertido ao Cristianismo.
















Nicomédia
Nicomédia, é atualmente conhecida como Izmit, na Turquia. Surge no Golfo de Izmit, no Mar de Mármara e se encontra a aproximadamente 100 km de Istambul (antiga
Constantinopla), é a capital da província turca de Kocaeli e tem um pouco mais de 200 mil habitantes. Do seu passado só restam algumas ruínas do porto da cidade e do palácio imperial de Diocleciano.


Foto panorâmica em 360 graus do Palácio Diocleciano













Antigo palácio Diocleciano em Salona
Por ordem de Diocleciano, a construção do suntuoso palácio em Salona começou em 293 d.c, para ficar pronto quando se afastasse do império. O lado sul do palácio fica de frente ao mar adriático, suas muralhas têm uma extensão de 170 a 200 metros e uma altura de 15 a 20 metros, o complexo todo ocupa uma área de 38 mil metros quadrados.













Atual palácio Diocleciano
O Palácio de Diocleciano em Split, hoje Catedral de Domnio, é uma das principais atrações turísticas da Croácia.












Mausoléu do Imperador
O mausoléu do Imperador Diocleciano, um dos mais cruéis perseguidores de cristãos, por ironia do destino, transformou-se em santuário católico. Em outubro de 1998, o Papa João Paulo II em sua viagem à Croácia disse, - E eis que, alguns séculos depois o mausoléu foi transformado em catedral e entre as suas paredes foram postas as relíquias de São Domnio, Bispo de Salona e Mártir. Em 1979 a Unesco declarou o histórico palácio, como patrimônio cultural da humanidade.

3 comentários:

  1. Oh! Sempre! Bendito, Poderoso, Forte (Glorioso, Grandioso, Corajoso, Vitorioso)! Sempre! São Jorge! Sempre! Todos Benditos Oguns! Sempre! Salve! Saravá! Ave! Patakori Ogum! Ogunhê Meu Pai! Viva! Motumbá! Kolofé! Mukuiu! Sempre! Saudações, Cumprimentos, Louvores, Reverências, Elogios, Congratulações, Glorificações, Bendizeres, Homenagens, Enaltações, Exaltações, Comunhões, Consagrações, Honras, a Todos Vós! Sempre! Malê, Malembe (Maleime, Maleme), Agô! Sempre! Peço-Vos, encarecidamente, que tenha: Astúcias, Coragens, Proteções (muitas), a mim! Sempre (Mesmo)! Assim Seja! Assim Se Faça (Sempre, Mesmo)! E, Jamais Se Desfaça! Axé, Axé, muito Axé!...

    ResponderExcluir
  2. Oh! Vitoriosos! Sempre! Santo São Jorge, Orixá Ogum, Oguns, e o Meu Ogum! Sempre! Saravá! Sempre! Male! Sempre! Grato! Sempre! Axe, Axe, muito Axe!...

    ResponderExcluir
  3. Agradecimentos: demais, por tempo demais, ao Glorioso Santo São Jorge, e Todos os Vossos Benditos Oguns! Sempre! Salve (Saravá, Patakori Ogum, Ogunhe Meu Pai)! Sempre! Male! Sempre! Por tudo de: bom (bem, ótimo, excelente), e cada vez mais, a mim! Sempre! Assim Seja! Amém! Axe!!!

    ResponderExcluir